quinta-feira, 5 de abril de 2012

Maria, A menina que via para lá das estrelas - Parte II


João era então o actual rei, casado com Isabel (a rainha) através de um acordo entre famílias, há cerca de duas décadas atrás, era um rei fiel à sua pequena grande aldeia, onde todos os habitantes lhe tinham muito respeito e grande consideração. Não era o género de rei mau, tipo aqueles das histórias com seres fantásticos e sobrenaturais. O rei João era um rei dedicado ao povo, àqueles que precisavam. Amava Isabel, provavelmente aprendeu a amá-la com o tempo. Casaram muito novos, as suas famílias conheciam-se já há algum tempo mas, João e Isabel apenas se conheceram no dia do casamento que as suas famílias lhes haviam aprontado. Desconhecidos natos, sem qualquer tipo de sentimento em comum e um pouco envergonhados, viram-se obrigados a cumprir com aquilo que alguém tinha decidido por eles, ser o seu futuro. Tiveram de aprender a conhecer-se, a viver uma vida em comum, a respeitar-se (principalmente nas suas diferenças), a amar-se, ainda que não fosse a tarefa mais fácil. Mas, agora Isabel estava doente e o rei nada mais podia fazer do que continuar ao seu lado e garantir que nada lhe faltava, nomeadamente todos os remédios e regalias. Não queria perdê-la, sabia que ela lhe fazia falta, sabia que precisava dela para o ajudar a cuidar e educar a filha, a princesa Irina, que era ainda tão nova. Uma menina deslumbrante, ingénua, inofensiva, desprotegida… enfim, uma menina que ainda não sabia distinguir o bem do mal e, a quem nunca faltou com nada.
Talvez essa opressão, esse cuidado imenso e infundado em proteger Irina, a tenham impedido de voar, de alargar os seus horizontes e de conhecer melhor o mundo que a rodeava e que, apesar de algo perigoso, também era muito belo e digno de ser apreciado. Ao crer protegê-la, o rei João acabou por aprisioná-la, num mundo pequenino e limitado, sem espaço suficiente para ser feliz. Irina acabou por crescer oprimida entre horizontes fechados, desconhecida de um mundo enorme, na consciência imatura e na ilusão causada pelo desejo de querer conhecer mais do que aquilo que sempre lhe fora possível. Sonhar era a sua maior arma, a melhor forma de se abstrair da prisão que sentia, o melhor modo de se sentir livre daquele mundo rotineiro que já conhecia de cor e salteado. Precisava de mais, sonhar não bastava, precisava de saber se os seus sonhos correspondiam realmente à verdade ou se, pelo contrário não passavam disso, de sonhos sonhados por uma jovem princesa deslumbrante de que todos ouviam falar mas que tão poucos conheciam…
A rainha Isabel sobreviveu à peste e manteve-se no trono durante mais alguns anos mas, não podia desdizer o rei João, apesar de compreender o sofrimento da filha e de compreender que ela precisasse de conhecer melhor o mundo à sua volta, nada podia fazer para que isso fosse possível, o rei era quem sempre tinha a primeira e a última palavra e, por mais que quisesse, não podia contrariá-lo nem tão pouco aconselhar a filha a desobedecê-lo.
Resignadas aos seus pequenos horizontes, aos seus mundinhos ilusionistas, mãe e filha viveram sempre sobre o controlo de um marido e de um pai preocupado, cuidadoso, mas que nunca as deixou conhecer os verdadeiros prazeres da vida.
Irina cresceu, mas, à medida que os anos aumentavam, aumentava também a sua curiosidade e revolta por nunca ter conhecido bem aquilo que a rodeava e que a poderia fazer muito feliz.
Revoltada com a ideia do pai sempre a ter protegido tanto e nunca a ter deixado ser quem realmente devia e queria ser, Irina estava profundamente determinada a impor-se e a impedir que alguém, excepto ela, mandasse na sua vida (ainda muito imatura e irresponsável).
Queria fugir, queria sair daquele castelo enorme onde a tinham feito viver dia e noite durante imenso tempo, tempo demasiado. Estava na hora de seguir o seu próprio rumo, de aprender às custas dos seus erros, de ser alguém com vontades próprias, de seguir os seus instintos, estava na hora de ser feliz!
A rainha, que entretanto falecera, deixou saudades, especialmente em Irina. Mais do que uma rainha, Isabel era mãe, uma mãe doce e orgulhosa, uma mãe que apenas queria a felicidade da filha e que, por mais que a quisesse ajudar a concretizar essa felicidade, não podia. Talvez tenha morrido com a mágoa de ter deixado a filha sozinha, entregue a um pai que tudo fazia para a proteger mas que, mesmo sem se aperceber a estava a impedir de seguir o futuro feliz que tanto desejava. Um pai dócil, simpático, mas, teimoso demais para permitir que os demais se intrometessem na educação da sua filha, excluindo quaisquer conselhos que viessem de fora. Isabel foi, para Irina, um apoio. Ela sabia que a mãe nada podia fazer em seu benefício, mas, o carinho reconfortante com que sempre a tratou, a forma terna como lhe afagava as lágrimas, o sorriso contagiante e o orgulho imenso que não deixavam dúvidas, faziam de Isabel uma mãe exemplar. Foi da boca dela que Irina ouviu os maiores elogios, os maiores incentivos. Como poderia ela esquecer a pessoa que a trouxe ao mundo, ainda que por vezes já tivesse desejado que tal nunca tivesse acontecido, Irina sabia que, com o falecimento da mãe, uma parte dela também iria murchar, talvez agora a força e a garra com que todos os dias acordava, já não fossem as mesmas, talvez agora o sorriso se desvanecesse mais facilmente o brilho no olhar se tornasse quase despercebido. Talvez agora que estava sozinha não conseguisse resistir ao sufoco que era aquelas quatro paredes, aquele quarto escuro onde passou metade da sua vida, dias e noites a fio, sempre sonhando, sempre encorajada por uma pessoa que agora já só poderia fazer parte do seu álbum de recortes, da sua memória, da sua história, Isabel.

Continua...
P.S.: Estão a gostar??

Sem comentários:

Enviar um comentário