sexta-feira, 30 de março de 2012


Por vezes é importante termos alguém por perto que nos chame à razão, que nos faça perceber o que está certo e o que está errado, que nos ajude a decidir, a optar pelo caminho da felicidade, que nos mostre que vale a pena lutar e que é possível alcançar a felicidade. Às vezes temos medo de assumir que estamos tristes, como se a tristeza fosse algo invulgar que não podemos demonstrar, mas aprendi que isso não é solução. Guardar as coisas só para nós só nos prejudica, leva-nos a situações de corrosão interior e desgasta-nos. Os amigos são tão importantes nestas alturas... e é precisamente aqui que notamos com quem podemos contar e que percebemos em quem podemos confiar verdadeiramente. De vez em quando acabamos por ser reconfortados por pessoas que não esperávamos mas que, lá no fundo se preocupam connosco e... não se esqueçam que as pessoas tem formas diferentes de se expressar e de manifestar os seus sentimentos. Ontem tive um dia espectacular junto de um grupo de amigos e dois professores que coordenam o nosso grupo. É um grupo de solidariedade, mas também de partilha e reflexão e ontem percebi como é importante termos pessoas à nossa volta com quem falar. Ontem vimos também um filme intitulado "Black Swan", traduzindo "Cisne Negro". É um filme espantoso, mas mais espantosas ainda são as lições que podemos retirar de toda esta trama. Só para que tenham uma pequena noção do que estou a falar, deixo-vos a síntese do filme.

"Nina (Natalie Portman) é uma garota delicada e ingênua, uma das melhores bailarinas da sua companhia de ballet, comandada por Thomas Leroy (Vincent Cassel). A sua relação com a mãe, uma ex-bailarina que desistiu do seu sonho ao ficar grávida, é totalmente baseada nessa sua ingenuidade - motivo pelo qual é tratada como se tivesse doze anos.
Até que um dia, Thomas chega com a novidade de que a temporada de clássicos do ano vai começar com uma nova versão de O Lago dos Cisnes, feita por ele. Nina quer esse papel mais do que tudo na sua vida, mas quando percebe que o papel vai para Veronica (Ksenia Solo), uma outra bailarina, começa a enlouquecer e vai tirar satisfações com Thomas, que diz que ela seria perfeita para o doce Cisne Branco, mas que ela não conseguiria fazer o audacioso Cisne Negro. Nina acaba por convencer Thomas e começa, então, esforçar-se nos ensaios para ficar perfeita para o grande dia.
Mas... Como nem tudo é perfeito, Lily (Mila Kunis) chega à companhia de ballet. Lily é sensual, usa drogas, tem tatuagens mas nem por isso deixa de ser uma excelente bailarina, perfeita tanto para o Cisne Negro quanto para o Cisne Branco.




A partir desse momento, a paranóia de Nina começa a fazer parte da sua vida. O medo de perder o papel a qualquer momento para Lily e o medo de não conseguir mostrar a verdadeira essência do Cisne Negro, fazem Nina dividir-se em duas personalidades distintas: O seu "eu" normal, tão parecido com o Cisne Branco, e seu alter-ego movido pela luxúria, o Cisne Negro. Com essas mudanças, Nina começa a ter sérios problemas psicológicos, ver as coisas diferentes do que elas realmente são, ter ilusões e sonhos envolvendo tudo e todos à sua volta, o que pode ser ótimo ao interpretar O Lago dos Cisnes, mas pode acabar com a sua vida."


Tenho a certeza que irão gostar do filme... uma grande lição de vida, a ambição pela perfeição que acaba por levar uma pessoa a auto-mutilar-se e a fazer coisas que uma pessoa de perfeito juízo nunca faria. O ideal é mesmo ver para crer... É uma boa sugestão para o fim-de-semana, a propósito, tenham um óptimo fim-de-semana! 
E com esta me despeço, até um novo post :)


Sem comentários:

Enviar um comentário