terça-feira, 18 de outubro de 2011

Segue o TEU caminho - Parte I

Ao contrário do que se possa pensar, nem todas as histórias precisam de ter como figurantes ou protagonistas grandes heróis ou vilões. Deslumbramos-nos com os príncipes e com as princesas, com os super-homens, com os heróis e heroínas mas, para que tais personagens possam existir é preciso uma boa história, e quando digo isto não quero apenas salientar as personagens dessa história, porque afinal de contas não são apenas elas que tornam tudo tão fantástico e belo. É preciso um bom argumento e principalmente, muito sentimento ao escrever tais coisas. A magia de uma história está na capacidade de misturar variados sentimentos e acções como que um cocktail de ingredientes diversos mas, sem nunca perder a credibilidade. O amor, a amizade, bem como o ódio, a raiva e tantos outros sentimentos, são ingredientes indispensáveis a uma história que pretende cativar o leitor talvez assim seja porque eles também existem na realidade e muitos são indispensáveis à nossa felicidade.

Ao revés da ficção, na vida real, é rara a pessoa que dispensa uma boa amizade, e como há sempre histórias que nos servem de exemplo e nos inspiram, vou contar-vos a história de cinco amigos muito diferentes mas ao mesmo tempo muito iguais. O tempo fez com que os seus caminhos se cruzassem e desde aí até ao presente que o Afonso, o Chico, o Miguel, a Ana e a Mariana são os melhores amigos.
A adolescência é um período revolucionário na vida de qualquer jovem, dão-se transformações físicas e psicológicas, abrem-se horizontes e surge, entre muitas outras coisas, um desejo aberto de quebrar barreiras e fazer do proibido obrigatório. Poderia enumerar montes e montes de coisas que a adolescência molda e transforma mas não o vou fazer, talvez seja mais entusiasmante se deixar que o leitor descubra por si só todas essas enumerações. No entanto, de uma coisa tenho a certeza, por mais coisas que mudem há amizades que nunca se esquecem e amigos que nos marcam de uma forma tão especial, tão única e tão verdadeira que seria um pecado perdê-los de vista. A vida dá muitas voltas e a distância não significa, de todo, o fim de uma relação, não quando essa relação é genuína e tão forte quanto uma verdadeira amizade. Seguimos os nossos caminhos mas e sempre importante lembrar caminhos próximos e que nos são tão queridos. 


(CONTINUA) 

Sem comentários:

Enviar um comentário