domingo, 29 de janeiro de 2012

Pensamentos

Às vezes penso que o que penso não é nada mais senão algo desinteressante e complexo. Acho contudo que o mistério dos pensamentos ocultos é uma arma poderosa, tal e qual como a força escondida que todos temos dentro de nós e que julgamos não existir. 
Julgo que há pessoas que nos tomam por ingénuos e que nos sentem  como se fossemos atrás do que nos dizem, mas acho que a ingenuidade pode ter mais do que um significado. Há pessoas que julgam que acreditamos nelas e que não percebemos as suas intenções, no fundo acham que somos ingénuos, mas às vezes apercebemo-mos melhor das coisas do que imaginam. Não digo que sejamos falsos ou fazer os outros achar que vamos na lengalenga deles, chamar-lhe-ia antes, uma maneira de precaver situações desagradáveis.
Quanto aos amigos, ora, amigos há muitos: os que acham que o são, os que se apresentam como tal, os que se fazem passar por isso e os que realmente o são e que por norma são sempre poucos. A falsidade cabe naqueles que não têm noção de que interpretar não é de todo o seu forte e que as outras pessoas não são burras, naqueles que acham que nunca se deixariam enganar por alguém como eles mas que, vulgarmente são enganados também. Se fossemos falar de justiça então... temos sempre aqueles que ao achar que estão a ser justos cometem as maiores injustiças, aqueles que não se preocupam com a justiça e que a fazem consoante os seus desejos, e ainda aqueles que ao querer tanto fazer justiça acabam por perder a sua razão e mostram-se justiceiros sem justiça. Por último temos um grupo pequeno de pessoas que realmente fazem justiça, mas que normalmente têm de batalhar muito para o conseguir. Encontrar a razão, o porquê e uma explicação sólida, nem sempre é das coisas mais fáceis.

São palavras fortes que usamos no nosso dia a dia, mas sobre as quais muitos nunca reflectiram. Muitas vezes, ao julgar que estamos a fazer o mais certo, estamos precisamente a cometer o nosso maior erro. Enfim, tudo faz parte da aprendizagem da VIDA.

Sem comentários:

Enviar um comentário