sábado, 5 de fevereiro de 2011

Estudar no CAIC

O CAIC, Colégio Apostólico da Imaculada Conceição, é uma das 93 escolas públicas não estatais em risco de fechar portas, mas nós, enquanto alunos não queremos que isso aconteça!
Parece que foi ontem… Ainda me lembro de como foi o primeiro dia de escola no CAIC. Estava radiante, muito curiosa e deserta para conhecer colegas novos, a minha nova directora de turma, os outros professores, as salas de aula e tudo mais… Porém, estava também um pouco receosa, pois a minha antiga escola estava num meio pequeno, onde todos se conheciam bem. No CAIC as coisas pareciam diferentes: havia muitos alunos e dezenas de professores e… eu não conhecia nem metade!
No entanto, não demorou muito até me sentir em casa, pois o nosso colégio (sim, sei que posso dizer NOSSO!) é muitíssimo acolhedor e o convívio entre todos, alunos, professores e demais educadores incluídos, também é espectacular.
É certo que, ao princípio, estava muito envergonhada, tinha um certo receio dos alunos maiores, mas, relativamente a este aspecto, também fui feliz, pois tive uma agradável surpresa: tanto os alunos mais velhos como os do meu ano de escolaridade sempre foram muito simpáticos e deixaram-me bastante à vontade.
O nosso colégio é simplesmente excepcional, com imensas actividades, um recreio enorme para brincar e pular, uma mata gigantesca que mais parece o jardim de um hotel 5 estrelas e muito, muito mais.
A pouco e pouco fui entrando no ritmo desta grande e acolhedora comunidade que o CAIC se revelou para mim. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a nossa escola não é, nem de longe nem de perto, uma escola para “meninos ricos”! A nossa escola é uma comunidade, onde infelizmente nem todos têm as mesmas possibilidades económicas, mas para nós isso não é factor de desigualdade. Um dos nossos lemas é mesmo a igualdade (respeito pelo próximo) e o espírito de equipa. E não é por alguém ter menos posses económicas que se priva de ir a uma visita de estudo, realizar uma actividade ou muito menos deixar de frequentar o colégio… afinal de contas a educação é um direito do Homem, que está integrado na Carta Universal dos Direitos do Humanos a partir de 10 de Dezembro de 1948 e, como tal, todos temos direito a ela.
Estudar no CAIC é uma aventura diária, a cada dia que passa tenho mais motivos para adorar estudar lá. Por mais palavras que possa dizer nunca irei conseguir descrever por completo o maravilhoso que este colégio é, as inúmeras e variadíssimas actividades que nos proporciona, das quais, pessoalmente, destaco “Encontros na Serra”, “Manhãs de Reflexão” ou até mesmo “Horas do Conto”, isto para não falar dos infinitos e prudentes valores que nos transmitem a cada dia que passa.
Não tenho palavras para agradecer (e um pouco em nome de todos os educandos do Colégio) a toda a comunidade educativa que sempre gentil e paciente nos acompanhou e acompanha diariamente.
Por tudo isto e por muito mais, não considero minimamente justas as nuvens negras e sombrias que tenho pressentido sobre o CAIC , pois quem o conhece sabe que , para nosso bem, merece continuar a Educar para Servir. Afinal é este o principio base e a meta que buscamos constantemente, enquanto comunidade…


(Mais informações no site "E SE O CAIC FECHAR": http://eseocaicfechar.blogspot.com/)

3 comentários:

  1. é bem verdade... concordo ctg...
    bjts...

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do que li. Eu já frequentei o CAIC e, de início, também tive esta tua ideia ,diria 'virtual', de que o CAIC é perfeito. No entanto, descobri no CAIC muita coisa menos boa que de início não pensei existir. Realmente como instituição de ensino é muito bom, mas, como em todo lado, há muita gente nesse colégio que estraga o espírito nele vivido e que não tem, de todo, incutidos os valores por ele transmitidos. O CAIC é um bom colégio. No entanto, tem que se ter cuidado!

    Gosto muito do teu blog. Continua!

    ResponderEliminar