Parece que foi ontem… Ainda me lembro de como foi o primeiro dia de escola no CAIC. Estava radiante, muito curiosa e deserta para conhecer colegas novos, a minha nova directora de turma, os outros professores, as salas de aula e tudo mais… Porém, estava também um pouco receosa, pois a minha antiga escola estava num meio pequeno, onde todos se conheciam bem. No CAIC as coisas pareciam diferentes: havia muitos alunos e dezenas de professores e… eu não conhecia nem metade!
No entanto, não demorou muito até me sentir em casa, pois o nosso colégio (sim, sei que posso dizer NOSSO!) é muitíssimo acolhedor e o convívio entre todos, alunos, professores e demais educadores incluídos, também é espectacular.
É certo que, ao princípio, estava muito envergonhada, tinha um certo receio dos alunos maiores, mas, relativamente a este aspecto, também fui feliz, pois tive uma agradável surpresa: tanto os alunos mais velhos como os do meu ano de escolaridade sempre foram muito simpáticos e deixaram-me bastante à vontade.
O nosso colégio é simplesmente excepcional, com imensas actividades, um recreio enorme para brincar e pular, uma mata gigantesca que mais parece o jardim de um hotel 5 estrelas e muito, muito mais.
A pouco e pouco fui entrando no ritmo desta grande e acolhedora comunidade que o CAIC se revelou para mim. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a nossa escola não é, nem de longe nem de perto, uma escola para “meninos ricos”! A nossa escola é uma comunidade, onde infelizmente nem todos têm as mesmas possibilidades económicas, mas para nós isso não é factor de desigualdade. Um dos nossos lemas é mesmo a igualdade (respeito pelo próximo) e o espírito de equipa. E não é por alguém ter menos posses económicas que se priva de ir a uma visita de estudo, realizar uma actividade ou muito menos deixar de frequentar o colégio… afinal de contas a educação é um direito do Homem, que está integrado na Carta Universal dos Direitos do Humanos a partir de 10 de Dezembro de 1948 e, como tal, todos temos direito a ela.
Estudar no CAIC é uma aventura diária, a cada dia que passa tenho mais motivos para adorar estudar lá. Por mais palavras que possa dizer nunca irei conseguir descrever por completo o maravilhoso que este colégio é, as inúmeras e variadíssimas actividades que nos proporciona, das quais, pessoalmente, destaco “Encontros na Serra”, “Manhãs de Reflexão” ou até mesmo “Horas do Conto”, isto para não falar dos infinitos e prudentes valores que nos transmitem a cada dia que passa.
Não tenho palavras para agradecer (e um pouco em nome de todos os educandos do Colégio) a toda a comunidade educativa que sempre gentil e paciente nos acompanhou e acompanha diariamente.
Por tudo isto e por muito mais, não considero minimamente justas as nuvens negras e sombrias que tenho pressentido sobre o CAIC , pois quem o conhece sabe que , para nosso bem, merece continuar a Educar para Servir. Afinal é este o principio base e a meta que buscamos constantemente, enquanto comunidade…
(Mais informações no site "E SE O CAIC FECHAR": http://eseocaicfechar.blogspot.com/)
é bem verdade... concordo ctg...
ResponderEliminarbjts...
=) pois é...
ResponderEliminarbjts
Gostei muito do que li. Eu já frequentei o CAIC e, de início, também tive esta tua ideia ,diria 'virtual', de que o CAIC é perfeito. No entanto, descobri no CAIC muita coisa menos boa que de início não pensei existir. Realmente como instituição de ensino é muito bom, mas, como em todo lado, há muita gente nesse colégio que estraga o espírito nele vivido e que não tem, de todo, incutidos os valores por ele transmitidos. O CAIC é um bom colégio. No entanto, tem que se ter cuidado!
ResponderEliminarGosto muito do teu blog. Continua!