segunda-feira, 20 de maio de 2013

Observar o mundo

Escolhas, actos, palavras, olhares e sentimentos, é isto que define as pessoas. Ultimamente tenho dado por mim a observar atentamente o que me rodeia e cheguei à conclusão de que o ser humano pode ser tão controverso quanto incontestável. Noutros dias julguei que, embora cada um gerisse de forma diferente e íntima o seu leque de sentimentos, todos pudéssemos, unidos pela capacidade de sentir, lutar contra conceitos que hoje em dia já estão profundamente enraizados na nossa sociedade (tais como racismo, preconceito, ódio, vingança, guerra). Essa ingenuidade depressa desapareceu e agora, muito mais desprendida da doce inocência que antes me fazia julgar que o mundo se pudesse resignar a aceitar e respeitar todas as diferenças, encontro-me num outro sítio novo para mim. É o mundo como sempre existiu mas que eu não via porque estava escondido. Escondido pelas facilidades de uma infância feliz e por sorrisos rasgados de uma flor ainda por brotar. Pela crença na bondade e na sinceridade que hoje  descobri que não existem em muitos dos actos que cometemos. As pessoas revelam-se ao longo do tempo e à medida que crescemos olhamos o mundo com outros olhos, ele surpreende-nos e torna-se frequentemente um obstáculo, a realidade é por vezes cruel. Nisto, são poucas as pessoas que nos rodeiam  que realmente nos apoiam e merecem, são poucas as que são capazes de nos fazer realmente bem, que têm paciência para ouvir os nossos desabafos, para lidar connosco nos momentos de inconstância, para nos indicar o caminho quando nos perdemos e divagamos longe de nós. São poucas mas existem, felizmente. São essas pessoas que nos fazem perceber que vale a pena continuar e que nos dão força para lutar. Não precisam de ser do nosso sangue, a verdade é que, por vezes, pessoas que não são da nossa família são capazes de fazer por nós coisas inacreditáveis e tornam-se verdadeiramente especiais, autênticos irmãos, não de sangue, mas de coração e esses laços são tão saudáveis quanto valiosos. Os amigos são a família que nós escolhemos, são quem nos ampara e nos impede de cair, e eu acredito que os laços do coração podem ser muito maiores que os de sangue.


4 comentários:

  1. Depois de uma amizade de anos, onde houve espaço para confissões sinceras, momentos de riso e de choro, a amizade terminou. Ele resolveu colocar um ponto final e chegou ainda a dizer que não tinha existido amizade, eu fiquei de rastos e ainda continuo a tentar encontrar uma justificação razoável para tudo aquilo que ele ousou dizer. Mas depois de ler este texto que tu escreveste percebi que as pessoas se revelam ao longo do tempo,que mudam e por vezes agem de forma que nos surpreende, já que não esperávamos delas algumas atitudes. Só que no meio disto tudo aprendi também que os verdadeiros amigos não vão e são eles que estão lá a amparar as nossas quedas, posso ter poucos amigos a que possa chamar verdadeiros, mas sei que os tenho, e ele, que eu sempre achei que era meu amigo de verdade, bem talvez ainda voltemos a ser amigos, que sabe um dia.

    Obrigada pelas tuas palavras, que, de resto, já me tinham ajudado várias vezes a ver o mundo de outra forma e desta vez não foi excepção, espero que continues a escrever e a ajudar muita gente, como fizeste comigo, a encontrar forças onde não sabia que elas existiam. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá... fico realmente feliz por ter lido o teu comentário. Gosto de partilhar o que escrevo e agora que decidi voltar ao activo no blog (que até aqui esteve um pouco parado), estou novamente decidida a partilhar mais textos e um pouco de mim com quem me lê. Espero ter-te mais vezes por cá e nunca deixes de acreditar que há pessoas que gostam muito de ti. Um beijinho :D

      Eliminar
  2. Ainda bem que voltaste ao ativo no blog. Fico muito feliz por isso e obrigada por teres respondido ao meu comentário. :)
    Eu vou continuar a passar por cá e a deixar os meus comentários, porque gosto imenso da forma como escreves e a escrita é também uma das minhas paixões.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Não tens que agradecer, é um prazer responder a comentários e ouvir críticas positivas e ou negativas desde que construtivas. Vamos contactando então :) Beijocas

      Eliminar